sexta-feira, 9 de julho de 2010

A cultura do caráter



Transformando a Sociedade pela Educação da Cultura do Caráter
Respeito
Quando estamos conscientes de nossos valores e os colocamos em prática permanente, temos condições de honrar os valores das outras pessoas e é esse o melhor meio de se obter respeito.
Quando não conseguimos entender nossos próprios valores ocorre o perigo de vermos os valores dos outros como um perigo para nossa auto-estima, o que poderá transformar os sentimentos positivos de admiração e respeito em sentimentos negativos de inveja, desprezo e desrespeito.
Então, deve começar por nós mesmos, ou seja, trabalhar a nossa reflexão estimulando-o a buscar o autoconhecimento e assim descobrir os seus próprios valores.
REFLEXÃO SOBRE O VALOR RESPEITO:
PAIS E FAMILIARES
· Respeito por mim mesmo: Saber que sou naturalmente único e valioso e que tenho confiança em mim.
Parte do auto-respeito é conhecer minhas próprias qualidades.

· Respeito é saber que sou amável e capaz.

· Respeito é escutar atentamente os outros.

· Respeito é saber que os outros também são valiosos.

· Quando eu me respeito eu consigo respeitar os outros.

· Quem respeita será respeitado.

· Conhecer e honrar o valor do outro e a melhor forma de se ganhar respeito.
PAIS E FAMILIARES – VIVÊNCIA:
“Construção positiva do comportamento através do elogio”.
Crianças precisam da atenção dos pais e quando não a têm procurarão consegui-la por meio de atitudes erradas. Para evitar que isso ocorra e para se obter melhores resultados, utilizem o método do reforço positivo.
Reflita sobre o seguinte:
O que seu filho faz bem?

· O que ele faz de positivo e corretamente sem precisar se lembrado?

· Você costuma dar valor a esse feito e elogiá-lo, ou simplesmente ignora
O elogio é algo positivo para a maioria das crianças e adolescentes. Mas não são todas as crianças que gostam de elogios. Algumas se sentem constrangidas. Procure descobrir como ele é nesse aspecto.
Sempre que elogiar seu filho, acrescente o valor humano que ele está praticando. Por exemplo:
“Você não revidou quando ele o xingou. Você manteve o auto-respeito e poder! Que bom para você!”
“Gostei do jeito que você ajudou na cozinha. Foi mesmo uma grande cooperação.”
E assim por diante.
Alguns adolescentes são duros por fora, mas moles por dentro, ou seja: não parecem estar se importando com elogios, mas você percebe que gostaram quando repetem o comportamento elogiado.
Mas cuidado para não estragar o elogio com um elemento “estragador”, como por exemplo:
“Parabéns pelo belo trabalho! Por que você não passa a fazer isso sempre e acaba com a preguiça?”
Cuidado também para não exagerar em elogios contínuos. Isso pode parecer forçado. Tem que ser uma atitude natural.
PAIS E FAMILIARES – DEVER PARA CASA:

· Faça um elogio a seu filho incentivando seu comportamento positivo e sua qualidade.

· Sempre que estiver com ele procure dar alguns minutos de atenção total, escutando-o atentamente. Esse é o melhor meio de demonstrar respeito e fazer com que ele sinta-se valorizado.

· Conte alguma história sobre o respeito por si mesmo (pode ser uma que você ouviu no grupo de pais).

· Diga a seu filho qual a qualidade que você mais reconhece nele.

· Quando ele estiver ajudando em casa fique feliz! Demonstre isso!

· Quando houver desrespeito, sente-se com ele e converse sobre o fato, mas sempre depois de estar calmo e sem qualquer irritação. Esse momento é importante para que ele realmente compreenda o que fez de errado.

· Abrace seu filho mesmo que não tenha qualquer motivo para isso. Procure fazer isso todos os dias.

IMPORTANTE: Todo trabalho com valores humanos só deve ser feito com exemplos positivos, ou seja, evitando fazer referência aos anti-valores. A sociedade e a mídia já se encarregam do ensino do anti-valor todos os dias! Pais, familiares e professores só precisam mostrar o valor positivo e os bons exemplos. Esse é o caminho correto e é assim que obteremos os melhores resultados.
REFERÊNCIA:
http://www.iupe.org.br/ass/sociologia/soc-durkheim-escola_sociologica.htm

Reynoso Silva cidadão Bombeiro

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