segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aplausos para o cinema nacional na Providência






O filme Grilo Feliz e os Insetos Gigantes terminou com palmas das crianças. Quando a luz do cinema acendeu, a expressão era de felicidade. Moradoras do Morro da Providência, no Centro, elas adoraram a oportunidade oferecida pelo projeto Cine TelaBrasil que, em parceria com o Governo do Estado, vai oferecer aos moradores de comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) quatro sessões gratuitas de filmes nacionais (clique e veja as datas). O projeto ainda vai ficar na cidade de 11 de novembro a 4 de dezembro, passando pelo Borel, Cidade de Deus e Batan. Com apenas quatro anos de idade, João Paulo nunca tinha ido ao cinema. Ele adorou. Ao lado do amigo Dênis, contou que a parte do filme que mais gostou foi quando um bichinho mordeu o outro. Mãe do pequeno Cauã, de apenas três anos, Kátia Moezinho foi junto

com as professoras da escola apenas para ajudar com as crianças. Mas acabou gostando mais do filme do que muitas delas.

- Acho que me diverti mais do que eles. Achei essa ideia muito legal. É uma oportunidade de levar o cinema para as crianças carentes – disse ela.

A estrutura do cinema é impressionante. Como rodam todo o Brasil, a sala de projeção fica dentro do caminhão. Uma tenda é montada ao lado com uma grande tela, as cadeiras, ar-condicionado e até tapete vermelho. Sem deixar a dever até para as salas de cinema dos shoppings. Organizador do projeto, o cineasta Luiz Bolognesi explicou que o Cine Tela Brasil tem como objetivo levar cinema para as pessoas que nunca tiveram essa oportunidade.

- A gente não queria fazer um cineminha caído porque era para a periferia. Ao contrário. Levamos quase 800 mil pessoas para dentro do cinema. Rodamos quatro ou cinco estados, mais de 350 bairros. Sempre com cinema brasileiro. Muitas estão vendo cinema pela primeira vez. Essa é a realidade do país, infelizmente – explicou ele, feliz pela estreia na cidade do Rio, já que o projeto esteve por muitas vezes em cidades da Baixada Fluminense.
A oportunidade surgiu exatamente porque o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, esteve em uma dessas exibições. Encantado com o projeto, ele disse que sonhava levar o cinema para uma comunidade com UPP.

- O secretário Beltrame explicou que o projeto se encaixava na ideia dele de que estava na hora de uma segunda etapa para as UPPs: levar cultura, educação e saúde para essas comunidades. Estamos colaborando com isso para melhorar as condições de vida das pessoas – explicou ele, que já sonha voltar:

- Espero que a gente volte. Vamos ver como será a avaliação das comunidades, das secretarias e do governo – finalizou.

Segue o exemplo positivo no Estado do Rio de Janeiro.
Fé e Razão
Reynoso Silva Cidadão Bombeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.