terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entrevista com o professor Sardella, Cabo BM Militar




Entrevista concedida!
Posted: 11 Jan 2011 04:44 AM PST
No dia 27 de dezembro de 2010 o Instituto CPM entrevistou o professor Sardella sobre sua profissão de professor e suas aspirações no ramo dos concursos públicos. A entrevista foi publicada hoje devido às festa de fim de ano. Segue a matéria:

- Perguntas do Instituto CPM respondidas pelo professor de Direito Administrativo Luiz Henrique Sardella.

A que você se dedica? O que aparece em seu cartão de visita abaixo de seu nome?
Advogado, bombeiro militar, professor universitário e de cursos preparatórios para concursos.

O que você escolheu estudar e por quê?
Escolhi o direito por vários motivos. Os principais são: vocação, retorno financeiro, oportunidades de trabalho e possibilidade de concursos públicos.

O que se espera de você em seu trabalho, e como você o consegue?
Espero sempre oferecer o máximo. Luto a cada dia para compartilhar o conhecimento que venho colecionando em minha carreira. Fico feliz assim!

Seus links na internet (website, blog, redes sociais, etc.)
Twitter: http://twitter.com/Aprovados
Blog: http://blogcocp.blogspot.com/

Está satisfeito com a educação que recebeu?
Na verdade, sim. Muitos reclamam das estrelas que faltam a determinada instituição de ensino. Mas acredito no potencial de cada aluno. Quem quer mais sempre consegue mais.

Em que áreas você pretende incrementar sua formação?
Hoje meu foco é Direito Administrativo. É um ramo bem específico, mas que tem poucos profissionais. Desta forma me destaco e as oportunidades crescem mais rapidamente. Além de que, trabalho na Administração Pública há 12 anos. Está na veia!

Em que você é muito bom, e em que precisa melhorar?
Sou bom na minha especialidade. Como disse, Direito Administrativo. Penso que tenho que melhorar em minha profissão de bombeiro militar. Com o descaso do governo com a instituição Corpo de Bombeiros, infelizmente o cargo público acabou virando meu "bico".
Você assiste a seminários e cursos para melhorar em sua profissão ou você é autodidata?
Assisto a seminários, palestras e cursos sempre que possível. No direito, quem não se atualiza está fora do mercado.
Quando você se deu conta de que o que fazia era levado a serio e você poderia chegar a ser um profissional?
Quando começaram a me pagar bem pelo que faço. É meio materialista, mas é a verdade.
Quais foram as pessoas mais influentes em sua carreira?
Meu professor de Direito Processual Penal. O juiz e Dr. Rubens Casara.
Com que classe de pessoas você se sente bem formando equipe de trabalho?
Pessoas interessadas e compromissas. É uma premissa. Interesse e dedicação não se ensina.
Que metas você fixou no âmbito profissional?
Alcançar o reconhecimento suficiente para se ter um bom emprego sem sacrificar minha vida pessoal.
Que publicações relacionadas a sua profissão você lê regularmente?
Artigos e matérias relacionadas a concursos públicos.
Que idiomas você fala e como os aprendeu?
Português
Inglês (leio e escrevo bem, mas falo medianamente)
O inglês aprendi na escola, jogando videogames, vendo filmes sem legendas e trabalhando na internet.
Você tem um website ou blog? Como foi o processo de fazê-lo? Ele cumpre o propósito para o qual foi criado?
Sim, tenho o blog http://blogcocp.blogspot.com/
Cumpre bem seu proposito. Tenho 2.000 assinantes e 2.700 seguidores no Twitter. Acho que o povo gosta.
Como você se sente falando diante de uma platéia? Que experiências você teve?
Sempre fui tímido. Mas tenho consciência que na frente dos alunos sou um ator. Temos que atuar! Quando incorporo o professor Sardella, perco a inibição e parece que estou conversando com amigos.
O que diferencia você de outros profissionais do setor?
Sou bem diligente e me disponho a atender todos os interessados 24hs por dia, através de minhas redes sociais.
De que maneira a Internet está mudando a sua forma de trabalhar?
Uma palavra traduz a resposta: "Alcance."
Alguém quer pedir um aumento de salário em seu trabalho, e pede conselho sobre como abordar esse assunto com seu chefe a você, o que você diria?
Acredito que o melhor argumento para se pedir aumento é abrir o jogo e falar a verdade. Se seu salário não está sendo suficiente para te proporcionar uma recompensa profissional, ou você recebe um aumento, se sente valorizado e ganha um gás por mais 1 ou 2 anos, ou pede para sair e busca algo melhor.
Ter um profissional desvalorizado e desestimulado em uma empresa é ruim para todos! Tanto pro profissional quanto para a empresa.
Como você lida com o stress?
Tento cortá-lo do meu dia-a-dia. Se ele vai para a esquerda eu corro para a direita. Tento transformar meu local de trabalho e um ambiente onde encontro amigos. Minhas aulas sempre tem espaço para uma piadinha!
Quais são os erros mais comuns cometidos pelos clientes quando julgam seu trabalho?
O erro mais comum é julgar a disciplina Direito Administrativo como chata. Por ser um conhecimento um pouco distante do senso comum, as pessoas tem dificuldades no início. Mas com 1 ou 2 aulas, os alunos já começam a falar minha língua e fico muito orgulhoso com isso.

Segue o exemplo positivo no CBMERJ.
Fé e Razão
Reynoso Silva Cidadão Bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.