quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sistema de Defesa Civil responde ao maior dos desastres súbitos do país







Pelo terceiro dia desde a eclosão das tragédias que assolam a região serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil atua somando esforços de órgãos dos três níveis governamentais.
Até o agora, já foram registradas pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, 229 mortes em Teresópolis, 237 em Nova Friburgo, 41 em Petrópolis e outras 16 em Sumidouro. Em toda região serrana, a destruição deixou mais de 7.000 pessoas desalojadas e outros mais de 5.000 desabrigados. Para saber os números mais atuais de vítimas e pessoas afetadas, consulte o site da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.
Em Nova Friburgo, a situação é agravada pelos danos à telefonia e à distriuição de energia elétrica, que afetam praticamente toda a cidade.
Diariamente, cerca de mil Bombeiros trabalham intensamente para resgatar vítimas ilhadas e remover corpos de famílias inteiras que foram soterradas. A tropa da corporação conta ainda com o apoio de agentes de Defesa Civil, das prefeituras locais e adjacentes, e de integrantes da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Força Nacional. A obstrução de vias de acesso pelos deslizamentos aumenta a angústia os que precisam de socorro. Nestes casos, a única opção é o uso de helicópteros, que por vezes ainda encontram sérias dificuldades para fazer o pouso e não dispõe de condições de tempo para voar. Para atender às vítimas, dois Hospitais de Campanha do Estado foram montados, um em Teresópolis e outro em Nova Friburgo, onde atuam médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde e Defesa Civil.
No Quartel Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, estão concentradas todas as ações logísticas para dar suporte às tropas destacadas para missão e representantes das corporações envolvidas atuam de forma integrada na mobilização de recursos sob coordenação do Subcomandante Geral do CBMERJ, Coronel José Paulo Miranda de Queiroz, uma vez que o Comandante Geral da corporação Coronel Pedro Marco Cruz Machado permanece comandando as operações na região, desde as primeiras horas.
Ontem, o cenário de desastre recebeu a visita da Presidente da República, Dilma Rousseff, que acompanhada pelo Governador do Estado, Sérgio Cabral, reuniu-se com autoridades locais para tratar da liberação de recursos do Governo Federal, entre outros assuntos.
Sex, 14 de Janeiro de 2011 19:50

Fé e Razão
Reynoso Silva Cidadão Bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.