segunda-feira, 21 de março de 2011

TV e rádio emitirão sinais de alerta em Nova Friburgo em caso de temporais



POR ROBERT WILLIAM – 21 DE MARÇO DE 2011
O município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, um dos mais atingidos pelo temporal de janeiro deste ano, implantou um novo sistema de alerta à população, que será ativado no caso de chuvas fortes. O coordenador da Defesa Civil do município, coronel Roberto Robadey, informou hoje (21) que as emissoras de televisão e rádio locais veicularão sinais padronizados de acordo com o índice pluviométrico. A medida tem como objetivo orientar os moradores de forma confiável e evitar o pânico diante de boatos.

“Nós detectamos várias ondas de boatos sempre que havia uma previsão de chuva, então resolvemos padronizar os avisos. Quando ouvir um boato sobre as chuvas, basta o cidadão sintonizar nesses canais para que saiba se o alerta é verdadeiro, oficial”, disse Robadey.

Segundo ele, as emissoras de TV exibirão um selo de atenção se o índice pluviométrico chegar a 40 milímetros (mm), e de alerta se atingir 60mm. Nesse estágio, a orientação é para que os cidadãos busquem locais mais seguros ou abrigos oficiais. Inserções no rádio serão feitas a cada 15 minutos, até que a chuva saia de sua fase mais crítica.

Somente em Nova Friburgo, aproximadamente 2 mil casas foram destruídas ou condenadas devido às chuvas de janeiro. Ainda há cerca de 700 pessoas morando em abrigos da prefeitura, apesar do início do pagamento do aluguel social.

Sobre uma maior atuação do Conselho Nacional de Defesa Civil na prevenção de deslizamentos, o coordenador divide a responsabilidade com a população. “Para eventos extremos, o planejamento não é suficiente. Embora as verbas públicas sejam importantes, é preciso que cada um tenha consciência de seu papel. A ação pública será sempre insuficiente e deficiente se não houver uma participação popular efetiva”.

Além das visitas aos locais de maior risco e a emissão de sinais diante de precipitações mais intensas, a Defesa Civil distribuiu cerca de mil pluviômetros caseiros para que os moradores possam monitorar a chuva.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

As ações estão tomando corpo, exponho mais uma de meu conhecimento, apresentada na Escola de Defesa Civil por meu grupo, no Curso de Nivelamento para instrutores em Defesa civil-CNPI de relevância." ALERTA VIA SMS PARA COMUNIDADE EM PERÍODO DE CHUVA"
SMS - SHORT MENSAGEM SERVICE (MENSAGEM INSTANTÂNEA VIA CELULAR)

A ações de Defesa civil e atitude positivas, sempre serão bem vidas.
É preciso e devemos complementa-las. As pessoas amam o seu lar e os tem como um porto seguro, dai que ao soar o alarme, mesmo o amor a vida sendo superior, elas sofrem e a pergunta fica eminente. Para onde elas irão? Se não houver uma preparação intensa uma inserção no cotidiano principalmente da comunidade vulnerável, um convencimento em tempos de normalidade, a esse projeto ou de qualquer natureza, restara o insucesso ou o sucesso parcial.

Fé e Razão
Reynoso Silva Cidadão bombeiro.

2 comentários:

  1. O www.guiadoconcurso.zip.net é o local que te deixa antenado sobre tudo que vc precisa para concursos , gostariamos de convidar para uma parceria seja de link ou de banner caso aceite entre em contato atraves de nosso site , deixe recado em nosso caixa de texto (cbox)

    ResponderExcluir
  2. ESSAS COMUNIDADES DE QUE ME REFERI, NÃO SÃO SÓ AS DE BAIXO PODE AQUISITIVO. EXISTE MUITA MANSÃO CONSTRUÍDA EM LOCAL DE RISCO. COM A MUDANÇAS CLIMATOLÓGICAS, O QUE ERA SEGURO JÁ NÃO É MAIS, E AS OCUPAÇÕES IRREGULARES, É UM PROBLEMA QUE PODE SER RESOLVIDO COM PARCERIA E MUITA CALMA E TRABALHO DURO. O QUE PODE SER TRATADO DE IMEDIATO E A CONSCIENTIZARÃO DO POVO EM DEFESA CIVIL E ASSIM MINIMIZAR AS CONSEQÜÊNCIAS DE AMEÇAS, DE UM DESASTRE.
    VOU EXEMPLIFICAR EM TERMOS BEM POVÃO. AS AGUAS DE MARÇO QUE VEM NO VERÃO, NÃO CAEM MAIS AO LONGO DE TODO O MÊS SE ACUMULAM E DESAGUAM DE UMA VEZ. SÃO OS CONHECIDOS TORÓ, PÉ D'AGUA, PANCADA. O QUE É PARA CHOVER EM UM MÊS, ACONTECE EM UM DIA. NÃO EXISTE ESTRUTURA URBANA QUE FAÇA FRENTE A ESSA AMEAÇA E ELA SE TORNA VULNERÁVEL.
    alguns segundos atrás · Curtir

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.