segunda-feira, 11 de julho de 2011

Curso ministrados pela EsDEC. Um tesouro na estrutura do Sistema de Defesa Civil.








Curso de Formação, Estruturação e Operacionalização de NUDEC é realizado

Seção: Cursos ministrados pela EsDEC

No período de 04 a 08 de Julho de 2011, foi realizado na Escola de Defesa Civil, o Curso de Formação, Estruturação e Operacionalização de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (CFEOp NUDEC).

Dentre os temas discutidos no curso se encontravam os seguintes: O SINDEC e os Núcleos Comunitários de Defesa Civil; Estruturação de um NUDEC; A implantação de um NUDEC; Introdução à percepção de risco; O gerenciamento de um NUDEC; As especificidades do trabalho em comunidade; Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação; Metodologias para implementação de atividades preventivas, preparativas e de primeira resposta aos desastres; Avaliação de projetos comunitários.


O curso CEFOp NUDEC contou com participantes provenientes dos seguintes órgãos: DGPIP, Defesa Civil de Paraíba do Sul, Defesa Civil de São João de Meriti, Defesa Civil de Japeri, Defesa Civil de Mangaratiba, Cruz Vermelha Brasileira / RJ, Processo APELL e Prefeitura de São Gonçalo.


No último dia de curso, os alunos tiveram a oportunidade de atuar na montagem de um projeto social relacionado aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil sob a forma de um exercício que foi submetido à avaliação dos instrutores do curso.

Segue o exemplo positivo na EsDEC

Reynoso Silva Cidadão Bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.