segunda-feira, 26 de março de 2012

Concurseiros ganham obra exclusiva sobre o TAF



Elon Junior no caminho da virtude!!!
Inédito no mercado editorial, o livro “Preparação Física para Concursos” traz orientações de como se preparar para o Teste de Aptidão Física.

A Polícia Federal está com inscrições abertas em vários Estados, entre eles o Amapá, para o cargo de papiloscopista (100 vagas) e agente de polícia (500 vagas). Em concursos públicos como esse não basta apenas conhecimentos gerais e específicos, é preciso preparo físico e psicológico.

Ao observar o alto índice de reprovação no temido Teste de Aptidão Física (TAF) e uma carência de material didático sobre o assunto, o professor Elon Junior apresenta em 158 páginas, detalhes dos exercícios físicos e mostra o passo a passo de cada atividade durante a prova. Trata-se do livro “Preparação Física para Concursos” que a editora Campus/Elsevier está lançando no mercado.

Além do conteúdo impresso, os leitores também encontram no site www.elsevier.com.br vídeos explicativos ensinando como devem ser feitos os exercícios físicos do TAF, e ainda, orientações de aquecimento, alongamento e outras etapas importantes do teste. Em entrevista exclusiva à Gazeta, o autor Elon Junior antecipa algumas dicas.

Qual a recomendação para estar bem durante a prova?
Elon Junior: É preciso ter treinado com antecedência. Alguns candidatos, mesmo sabendo que estão conseguindo ultrapassar a meta, deixam o fator psicológico influenciar, ficando ansiosos e tensos as vésperas e no dia da prova. Eu recomendo que desconecte dessa tensão, pois se treinou e já sabe que está preparado, nada poderá lhe tirar a vaga. Uma noite anterior bem tranquila, fazer uma refeição leve pela manhã e ainda levar um “kit sobrevivência” (água, banana/bananada e barra de cereal), ajudam a controlar o desconforto de uma sensação de fome ou sede.

Onde os candidatos comumente se atrapalham na hora do teste?
EJ: Primeiro em não prestar atenção nas instruções preliminares dos instrutores e/ou fiscais de provas; segundo, em não executar corretamente os exercícios, exemplo: No teste de barra: Não estender o cotovelo completamente quando retorna a posição inicial; Não ultrapassar o queixo da barra. No abdominal: Não ultrapassar o cotovelo da linha do joelho, quando tratamos do abdominal remador, já o abdominal acoplado, não encostar o cotovelo na parte distal da coxa (mais do joelho) e em ambos, não retornar com as escapulas (costas) no solo. Flexão de braço: Encostar o peito no chão; Não estender totalmente e flexionar (90o) o cotovelo. Corrida de Resistência: Correr em outras raias que não seja a raia 1, ou seja, a raia mais interna, próxima ao campo que fica no meio da pista de atletismo.

Além de preparo físico, psicologicamente os candidatos também precisam estar preparados. Como aliviar a tensão?
EJ: O abalo psicológico só aparece quando o candidato não está preparado fisicamente ou se está, sofre uma pressão dos familiares no sentido de ter que passar. Muitas vezes essa pressão nem é por maldade e sim, por felicidade do filho ter conquistado um cargo público. Uma boa conversa entre as partes é muito importante. Algumas vezes eu mesmo converso com os familiares para que eles apoiem, sem pressionar. E a outra forma de aliviar essa tensão é ser submetido, de forma planejada, a diversos simulados. Com isso, o concurseiro adquirirá confiança de que é capaz de superar o TAF.

Qual a maneira ideal de se comportar durante a prova?
EJ: Atenção aos detalhes: chegar cedo ao local do teste; pedir informações a algum membro da banca (geralmente estão identificados) de como será a sequência do processo; alongar e aquecer 10 minutos antes de cada teste e evitar se distrair com outros companheiros de avaliados. Pois poderão perder informações preciosas que porventura os ficais possam passar em algum momento do processo.

Quais os exercícios físicos mais cobrados nesse tipo de teste?
É a prova de Corrida de Resistência que, na maioria das vezes, exigem uma determinada distância (1.600m a 2.400m, dependendo do gênero – Masc. ou Fem.) num tempo de 12 minutos. Outros que aparecem com frequência são: flexão de braço sobre o solo; flexão de braço na barra fixa; abdominal; natação e saltos (em altura ou impulsão horizontal).

Serviço
EDITORA
CAMPUS/ELSEVIER
Categoria: Concursos – Técnicas de estudo e motivação
Formato: 16x23 cm
Páginas: 158
Preço: R$ 39,90


Elon Junior é pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho, Subtenente do Corpo de Bombeiros e Fiscal de Provas de Aptidão Física(Polícia Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Estadual de Administração Penitenciária). Em 2001 ingressou no Centro de Educação Física e Desporto – CEFiD do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em 2002 fez o Curso de Monitor de Educação Física e no ano de 2004 formou-se na Escola de Educação Física do Exercito – EsEFEx. Em 2007 criou a EFISICA, consultoria de treinamento de candidatos a concursos que incluam testes de aptidão física.(Maiara Pires/aGazeta)

Elon Junior Sub TenBM no caminho da virtude!!!
Fé e Razão
Reynoso Silva Cidadão Bombeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.