segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prestar reverências ao Padroeiro do Corpo de Bombeiros

Nasceu em 8 de março de 1495, em Monteoro Novo, Evora, Portugal. Ele foi criado trabalhando como um pastor de ovelhas e teve uma juventude bem selvagem na Europa como soldado e mercenário. Quando tinha 40 anos, ele teria tido uma visão e sentiu grande remorso pelo que tinha sido como soldado. Deixou o exército e alugou uma casa em Granada, na Espanha e começou a cuidar dos doentes, pobres, dos sem casa e dos abandonados. Como pastor teve imenso tempo para meditar sobre o que Deus quereria da sua vida. Quando decidiu, aos 38 anos, que deveria ir para África para resgatar cristãos cativos, deixou tudo para trás e dirigiu-se ao porto de Gibraltar. O seu trabalho na construção de fortificações era castigado e desumano, sendo os trabalhadores espancados e maltratados por pessoas que se auto-intitulavam católicos. Vendo cristãos a agir desta forma tão inquietante, João viu sua fé abalada. Um padre aconselhou-o a não acusar a Igreja pelos seus atos e a partir para Espanha imediatamente. João regressou. Na Espanha, passou os dias carregando navios e as suas noites visitando igrejas e lendo livros espirituais. A leitura deu-lhe tamanho prazer, que decidiu partilhar essa alegria com os outros. Deixou o seu trabalho e tornou-se vendedor ambulante de livros, viajando de vila em vila, vendendo livros e postais religiosos. Teve uma visão, aos 41 anos, que o levou a Granada, onde vendeu livros numa pequena loja. Ele deu o que tinha, pediu o que não tinha e carregava os que não podiam se mover para o seu mini-hospital e converteu vários pacientes e aqueles que viam o seu trabalho. João fundou a Ordem de Caridade hoje chamada Ordem dos Hospitalários de São João de Deus. Amigo de São João de Ávila, seu lema era: Trabalhe sem parar. Faça tudo de bom que possa, enquanto você ainda tem tempo.
São João de Deus. No entanto, o seu desejo impulsivo de ajudar salvou muita gente numa certa emergência. Soou o alarme de que o Hospital Real estava ardendo em chamas. Tendo largado tudo para se dirigir ao local, constatou que a multidão apenas assistia ao hospital e seus doentes serem consumidos pelas chamas. Correu para o edifício em chamas e carregou ou ajudou os doentes a sair. Quando todos os doentes estavam a salvo, começou a atirar cobertores, lençóis e colchões pelas janelas, pois bem sabia, pelo seu difícil trabalho, como eram importantes estes objetos. Nesse momento, foi trazido um canhão para destruir a parte em chamas do edifício, de modo a salvar o resto. João pediu-lhes que parassem, subiu ao telhado, tendo separado com um machado a parte em chamas. Conseguiu, mas acabou por cair do telhado. Todos pensaram que teriam perdido o seu herói, até que João de Deus apareceu miraculosamente de entre a fumaça. Por esta razão, João de Deus é o Santo Padroeiro dos bombeiros. Diz a tradição que em um de seus êxtases recebeu a coroa de espinhos na testa e teria tido várias visões da Virgem Maria, uma delas mostrando um rosário e uma coroa de espinhos. Faleceu em 8 de março de 1550, em Granada, Espanha, enquanto estava orando ante um crucifixo, na capela de seu hospital, por uma doença contraída enquanto salvava uma criança de morrer afogada na enchente do rio Ximel. Foi canonizado em 1690. O Papa Leão XIII em 1886 o declarou Padroeiro dos Hospitais e Doentes junto com São Camilo de Lellis. Informações sobre a vida do santo extraídas do site www.cademeusanto.com.br .// Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social (ACS)/// No dia de São Jorge, amado e estimados pelos BM, presto reverencia a São João de Deus padroeiros dos Bombeiros.//// Fé e Razão// Reynoso Silva cidadão Bombeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.