sábado, 16 de fevereiro de 2013

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - Concurso Público

Concurso Bombeiros-RJ aguarda autorização para abertura!/// As vagas serão destinadas a candidatos de nível médio. O salário inicial será de R$2.526,80. Olá concurseiros! O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abrirá vagas em seu concurso público para soldado combatente, guarda-vidas e soldado músico. O comandante-geral da corporação, coronel Sérgio Simões, apenas aguarda o aval do governador Sérgio Cabral ou do secretário de Planejamento do estado, Sérgio Ruy Barbosa, para iniciar os preparativos dos concursos. Inicialmente, a oferta seria de 600 vagas para soldado combatente do CBMERJ, sendo 300 para serem preenchidas até o final deste ano e, as outras 300, em 2014. Entretanto, se os cargos de soldado músico e guarda-vidas forem incluídos no edital do CBMERJ 2013, é possível que haja uma redistribuição das vagas. O edital do concurso público para soldado combatente do Corpo de Bombeiros – RJ deverá ser publicado no primeiro semestre de 2013. Ainda não se sabe se as oportunidades para os cargos de soldado músico e guarda-vidas (caso sejam aprovadas) seriam contempladas no mesmo documentou ou se o órgão abrirá outros editais para preenchê-las. O cargo de soldado do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro requer do candidato o nível médio completo e carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria “B”. Os ganhos mensais serão de R$2.526,80, a partir de fevereiro de 2013. Para concorrer aos cargos do novo concurso da CBMERJ, os futuros candidatos também deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. A contratação se dará sob o regime estatutário. A prova de múltipla escolha para soldado combatente do concurso da CBMERJ deverá seguir o padrão dos exames aplicados aos candidatos a soldado motorista, cuja seleção foi realizada no ano passado. Os candidatos aos cargos do CBMERJ serão avaliados através de prova objetiva, exames de saúde, documental e social, teste de capacitação física e, por fim, curso de formação com duração de seis meses. A prova objetiva deverá constar de 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Raciocínio Lógico e Língua Portuguesa. Fonte: Até Passar. Boa sorte a todos! Interaja conosco pelo Twitter @Aprovados, ou pelo Facebook na Página de Fãs do COCP do Professor Sardella./// Notícias importantes Perguntas freqüentes sobre os concursos do CBMERJ Tribunal de Justiça autoriza candidato tatuado a prosseguir no concurso É ilegal exclusão de candidato por possuir tatuagem É inconstitucional limite de idade para acesso a cargos públicos Limites de idade para concursos militares deixará de existir a partir de 2012 /// Bom pessoal, não vamos perder essa oportunidade,estudar muito é preciso, lembre-se nada cai do céu! /// Fé e Razão Reynoso Silva Cidadão Bombeiro!

357 comentários:

  1. tenho uma tatuagem no antebraço posso ser prejudicado por causa disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo, pelo que diz no edital, no antebraço é vetado, eu tbm fiz uma tatuagem
      que por sinal faria tudo para tira lá, pois não gostei, só que a mesma esta no bíceps, quase chegando no ante braço mais não chega a pegar.

      Excluir
    2. Sou militar da MB e lá é permitido ter tatuagens como em todas em forças armadas, desde que não apareça quando fardados.
      Creio que no bombeiro seja igual e você poderá sim ser prejudicado pois a camisa de manga não cobriria a mesma. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. depende se ela esta muito exposta ou qual o tema da tatuagem! Mas vc não pode ser impedido de participar do certame por acusa dela, se passar entra com uma liminar no judiciário, tem muito BM com tatuagem na ativa dai o juiz decide! Por isso tem muito haver o tipo da Imagem! Dai vc tira, vale apena, o CBMERJ é uma Instituição que vc pode confiar!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu caro colega! Gostaria de saber como eu procedo para fazer a inscrição? Quando abrirá esse concurso?
    AGUARDANDO RETORNO!!!
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  4. Olá, soube que a partir desse concurso o limite de idade será de 51 anos, é verdade? gostaria de saber, pois estou com 40 e ainda me sinto apto a participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sim! Prepare-se é uma grande oportunidade!Vc tem 40 anos e pode ficar até os 60 da para em 20 anos conseguir cursar nas graduações de carreira, pelos concursos internos e chegar Cap na ativa e Maj na reserva! ! ou fazer 30 anos e se aposentar vai depender se tem tempo la fora para averbar! na promoção por tempo de serviço alcançara 2ºSgtBM na carreira!

      Excluir
  5. oi bom dia quero muito ingressar nesta corporação ,é meu sonho acho lindo e uma profissão honrosa,fiquei sabendo que não terá altura miníma neste concurso sabe se é verdade? pois tenho 1,58

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ! da uma Olhado no outro edital vai ser da mesma manira! Tenho por mi que vão adotar que o cidadão não pode apresentar é doenças com manismo e só! O CBMERJ é Corporação que trabalha em equipe e nela tem de todas as alturas para as missões!

      Excluir
  6. tenho uma tatuagem( salmo 91 vers: 7) no bíceps,mais é bem perto da dobra do braço, mais não chega no antebraço, que é aonde esta escrito no edital, que não pode existir tatuagens, será que terei problemas em fazer o concurso para bombeiro militar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esta no Edital sim se não esta não, para ingressar, vc não pode ser impedido de fazer a prova! Agora passando vc pode entrar com um recurso na justiça já que no CBMERJ tem BM tatuados! boa sorte!
      Como o CBMERJ é muito bom aconselho em caso de problemas tira a Tatuagem!

      Excluir
  7. Olá estou estudando desde o ano Passado para este concurso e muito tenho mim entristecido com a demora e o descaso que o gonvernador tem tratado este tema pois é notória a carencia no quadro da corporação.Tenho trinta e seis anos gostaria de saber qual a projeção nesta carreira.(a que patente posso chegar?).desde já agradesso a atenção .Pr.Gustavo Albuquerque:.(CCJRRJ)Comunidade Cristã Jesus é a Resposta do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe os comentários acima tem a sua resposta! Pode chegar através de concursos internos, dentro das vagas do seu quadro até Major! Se aguardar as promoção por tempo de serviço do plano de carreira até 1ºSGT, indo até 60 anos!


      Excluir
    2. Desculpe,

      Fazendo uma pequena correção.
      Agradeço é com (ç) e não com (ss)

      Excluir
    3. Vc só não pode errar na hora da prova, aqui o que vale é o intendimento para o exito!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Vi agora! ha vc sempre ganha uma promoção a frente indo para reserva, se cumprir os 30 anos, pode computar o tempo de contribuição do INSS,e prestados na forças armadas1

      Excluir
  9. Bom dia!
    Existe alguma restrição ao ingresso de mulheres para o cargo de soldado combatente?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. A de estar gravida! Por que não poder acompanhar o curso na operacionalidade profissional é incompatível com os esforço! Isso deve constar no Edital! No mais será igual, deve ter a particularidade de na parte do TAF, Teste de Aptidão Física deve ser diferenciado, mais brando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de fazer! acredito que a validade do concurso sera de mais de 2 anos, sera prolongada para 4 anos! Portanto se estiver gravida faça um prova direcionado para chamada apos o termino da gravides!

      Excluir
  11. Pretendo fazer este concurso, e também o CFO no final do ano pela UERJ, e tenho algumas dúvidas se aprovado no concurso para Soldado Combatente.
    Haveri algum impedimento para realizar a prova no final do ano?
    Qual patente máxima eu poderia atingir? A que Soldado Combatente pode atingir, ou que alguém formado pelo CFO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem! E se vc for BM poderá concorrer até 36 anos, se não me engano ganhando de acordo com a sua graduação não como aluno!
      CFO ao longo da carreira Cel! Sd Comb/Maj porém só atinge o oficialato a partir de 16 anos sendo, 1ºsgt ou SubTen! OBS: Leia o estatuto do BM!

      Excluir
    2. Essa seria minha outra pergunta, se receberia como aluno ou como soldado!
      Bem, estou nos meus estudos, e agora vejo que seria até melhor passar nos dois concursos... Espero nos próximos meses me tornar seu parceiro de profissão. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
  12. Se meu nome estiver sujo no spc eu ñ consigo entrar?

    ResponderExcluir
  13. Existe uma pesquisa Social, porém SPC não influencia é lei! O CBMERJ ´so faz o que a lei permite! Como BM, vc devera regularizar a sua situação para não infligir o regulamento disciplinar!

    ResponderExcluir
  14. vou fazer pra guarda-vidas. Terá limite de idade?? em 2008 foi alterado p/ 51 anos. o teste físico será o mesmo???

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Onde ocorre o periodo de formacao para Soldado combatente? E, apos o periodo de formacao (6 meses), os soldados sao distribuidos para os locais mais proximos de casa, segundo a classificacao no periodo de formacao? E, apos quanto tempo o Soldado consegue chegar a Sg? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for por tempo de serviço em 10 anos! Se for por concurso, vc faz para Cabo e depois para SGT uns 3 ou 4 anos dependera de vc! Boa sorte e estudo!

      Excluir
    2. No Edital modernos, ele dizem para aonde o BM seras preciso dentro do limite do Estado!

      Excluir
  16. Bom dia!
    Gostaria de saber se é verdada que o concurso de 2013 para combatente a idade minima é de 51 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim,mais vai depender do Edital! Tem tudo para caminhar para essa idade!

      Excluir
    2. Obrigado!tenho 32 anos e ja vou começar a estudar e em nome de Jesus vou passar!

      Excluir
  17. Obrigada pela sua resposta a minha pergunta anterior. Mas tambem gostaria de saber onde ocorre o periodo de formacao para Soldado combatente? E, apos o periodo de formacao (6 meses), os soldados sao distribuidos para os locais mais proximos de casa, segundo a classificacao no periodo de formacao?

    ResponderExcluir
  18. A priore o curso é feito no CFAP, em Guadalupe no Complexo de Ensino! Pode ser também em alguma Unidade de BM, dependera da disponibilidade assim como a sua Classificação a pois o termino do curso! Se o edital for para capital, se o edital for para as regiões do Estado do Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  19. É verdade que agora, quem term nível superior entra no concurso para combatente e lá dentro faz a prova para oficial?

    ResponderExcluir
  20. Nada a ver! Vc se estiver no limite de idade e civil pode prestar concurso pela UERJ para a academia e fazer CFO em 3 anos!! O que aconteceu é que o BM tem um limite maior até 36 anos com o nível médio!

    ResponderExcluir
  21. esta dificel para abrir essa inscricao
    como eu posso fazer o concurso para salvas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardar o Edital esse parece o mais provável a meu ver! Agora vc precisa saber nada bem ou muito bem, por que no teste o mar esta mexido! é preciso saber entrar para economizar energia e utilizar a correnteza! Vou tentar convencer um amigo o Valdelei um dos 13 Bm excluído mais é o cara, a ensinar um grupo! Vamos Ver!

      Excluir
  22. Bom dia galera..
    Gostaria de saber por onde eu posso acompanhar o saída do edital para o ingresso ao corpo de bombeiros Rj neste ano, eu li na folha dirigida que vai abrir 610 vagas para soldado combatente, mas ouvir dizer que derre pente possa abrir vagas para sargento, alguém sabe se é verdade ?

    ResponderExcluir
  23. Na internet!Tem um grupo do Concurso Soldado Combatente CBMERJ 2013 e na Relações Publicas do CBMERJ!

    ResponderExcluir
  24. eu to procurando mas não encontro, to com receio de sair o edital e abrir as inscrição e eu não ficar sabendo, alguém pode me enviar por e-mai ou deixar a que o link ?

    ResponderExcluir
  25. poo tbm quero acompanhar esse edital tbm estou com medo de sai e eu nao ficar sabendo abrigado .

    ResponderExcluir
  26. Opa! tenho uma duvida, eu preciso ter CNH no ato da inscrição? ou caso aprovado eu posso tirá-la até a data limite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido obrigatório, vc tem até a entrega dos documentos para apresentar a habilitação pode ser a 1º e cumprir o Edital que vc devera ler com TENÇÃO!

      Excluir
    2. Vc ten uns 3 meses para se habilitar, botando floxura, esse foi o tempo que meu filho levou! Faça logo! Vc conta no edital até quando levara para a entrega dos doc!

      Excluir
  27. Pessoal... ja li e reli algumas coisas e gostaria que alguem me respondesse: É obrigatorio ter a carteira de habilitacao ou eu posso tira-la depois que eu passar no concurso? se si, quanto temo eu tenho pra tira-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido obrigatório, vc tem até a entrega dos documentos para apresentar a habilitação pode ser a 1º e cumprir o Edital que vc devera ler com TENÇÃO!

      Excluir
  28. quaero fazer a prova tenho 1 tatuagen pequeno no braço o nme da minha mae posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nada que empeça vc de fazer a prova! Vc pode ler o edital e la proibir tatuagens inadequadas a ao militar ou em lugar muito visíveis! Fazendo a prova e passando isso sera um empecilho porem vc tem direito a recorre no judiciário, na verdade o CBMERJ esta cheio de BM tatuado! Boa sorte!

      Excluir
  29. Pessoal o EDITAL ainda não saiu como é que se pode saber de tudo, vc's precisam esperar lê com atenção! A administração do CBMERJ, pode de acordo com a necessidade mudar algumas coisas! Vamos aguardar por enquanto leiam o ultimo EDITAL! Bombeiro tem que ser esperto!

    ResponderExcluir
  30. Olá.

    Onde poderia conseguir o manual do candidato para músico? Ainda não está certo se vão haver vagas pra músico, mas eu gostaria de começar a me preparar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor a fazer é ver edital anteriores ou ir ao QCG do CBMERJ na sala da banda!

      Excluir
  31. ola bom dia
    eu so militar da marinha sou cabo
    tenho vontade de ser bombeiro
    tenho ja 7 anos de serviço militar
    como fica a minha carreira dentro do bombeiro ??

    como posso fazer a prova pra cabo ja dentro do bombeiro ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite! Sua carreira já inicia na frente na experiência Militar,e no tempo de serviço, que sera incorporado 7 anos para reserva remunerada, com uma quinquênio, com vantagens futuras de contar esse tempo fazer o como 1ºSGT concursos do CHOAE com 16-7=9, VC poderá presta concursos interno de CB,SGT,CAS, a Oficial, ou poderá esperar o plano de carreira com promoção de 5 em 5 anos! Fé!

      Excluir
  32. Boa tarde,
    Eu Vi que no edital passado a idade máxima para fazer o concurso para guarda vidas era de 24 anos, porém nos comentarios as pessoas dizem que é 51 anos...
    Voce poderia me ajudar com essa duvida?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que por experiência para combatente e artífice ( mecânico , borracheiro,pintor de autos etc poderá chegar a 50! A de Guarda Vidas acho que não pela função! boa sorte!

      Excluir
    2. quando vaii ser a prova pro bombeiro combatente ???
      e oq é bom eu estudar ? abç

      Excluir
    3. Só o Governo pode dizer qual vai ser o dia! Estude no que consta no Edital anterior de motorista!

      Excluir
  33. ola amigo ate quantos anos pode ser soldado combatente?? to com o nome todo enrolado no spc mesmo assim posso ser?grato..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma pesquisa Social, mas vc pode prestar concurso se passar devera pg a divida para não infringir o regulamento disciplinar para a conduta de um militar! Vc deve ler as outras perguntas para saber a sobre a idade!

      Excluir
    2. Olá, bom dia
      Em relação a idade, voce disse que para guarda vidas a idade máxima é menos de 50 anos. Você tem alguma estimativa(pela sua experiencia)de qual idade exata(ou aproximada) seria??,pois acabei de completar 33 anos,e gostaria de saber pois já quero começar a estudar para realizar esse sonho.
      Grato pela ajuda.

      Excluir
  34. Olá, bom dia
    Em relação a idade, voce disse que para guarda vidas a idade máxima é menos de 50 anos. Você tem alguma estimativa(pela sua experiencia)de qual idade exata(ou aproximada) seria??,pois acabei de completar 33 anos,e gostaria de saber pois já quero começar a estudar para realizar esse sonho.
    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que para guarda Vidas a idade é de 50, disse que exato o guarda Vidas poderá não ser de 50 anos deve ser até 36 anos, temos que esperar o EDITAL!

      Excluir
  35. Bom dia.Muito bom o blog, queria saber sobre o curso de formação.tem internato? pode vir pra casa todos os dias? são muitas matérias? depois de quanto tempo de teoria vem a pratica?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para SD não é internato, pode apos algum tempo se for necessário ficar de plantão ou por motivo de instrução! Pode ser que perto do final do curso tenha pratica de serviço! As aulas são teóricas na sala de aula e pratica nas seções da unidade e nos estandes de instrução!

      Excluir
  36. para SD não é internato, pode apos algum tempo se for necessário ficar de plantão ou por motivo de instrução! Pode ser que perto do final do curso tenha pratica de serviço! As aulas são teóricas na sala de aula e pratica nas seções da unidade e nos estandes de instrução!

    ResponderExcluir
  37. Olá! Gostaria de saber se tem idade mínima para ingressar na ACBMRJ e qual seria? Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Idade minima é de 18 anos para praça, e para oficial pelo Vestibular é de 17 anos com a permissão dos Pais! A idade máxima vai depender da função da área de atuação profissional! Boa sorte com muito estudo!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que sim para combatente, motorista, saúde, artificie, agora para guarda Vidas é difícil pela função!

      Excluir
  40. boa tarde!
    Minha esposa é militar de carreira do exército, se eu passar para bombeiro tem alguma lei que nos ampara a ficar juntos no mesmo estado?(no caso aqui no Rio para eu poder exercer a profissão).
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vc me pegou! Porém tenho quase a certeza de que nas forças armadas existe essa lei, a esposa acompanha o esposo!Vou pesquisar!

      Excluir
    2. agradeço pelo empenho na pesquisa.
      aguardarei a resposta
      grato!

      Excluir
    3. Da uma lida nesse site! http://jus.com.br/revista/texto/8285/os-militares-e-o-direito-a-movimentacao

      Autor

      Marcelo Ferreira de Souza

      assessor jurídico militar no Rio de Janeiro(RJ), especialista em Direito Penal e Processual Penal, mestrando em Direito Público e Evolução Social
      Fale com o autor
      Veja todos os artigos publicados pelo autor


      Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/8285/os-militares-e-o-direito-a-movimentacao#ixzz2TUUKcSWA

      Excluir
  41. Boa noite .. Poderia me informar quanto é o valor da ajuda de custo do soldado combatente no período de 6 meses antes de se formar e tbm no período de quantas horas .. OBRIGADO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco mais que o minimo! O curso é diário, da manhã a tarde! pode ser meio expediente dependera do Comando!

      Excluir
  42. Bom dia !!! Não ficou bem claro para nós se efetivamente o limite de idade para combatente será de 51 anos. Alguém do CBMERJ já se pronunciou a respeito? Grato !!!

    ResponderExcluir
  43. "os futuros candidatos também deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. A contratação se dará sob o regime estatutário. A prova de múltipla escolha para soldado combatente do concurso da CBMERJ deverá seguir o padrão dos exames aplicados aos candidatos a soldado motorista, cuja seleção foi realizada no ano passado" Isso foi tirado da postagem leia o ultimo edital!

    ResponderExcluir
  44. eu tenho uma tatuagem na mão esquerda com meu
    apelido de mas ou menos 3 ctm e esta mei apaga
    essa tatuagem pod me empedir de exercer caso eu
    passe no concurso .......

    ResponderExcluir
  45. Bom dia !!!

    O limite para ingresso no cargo de MOTORISTA ficou bem definido de acordo com o último edital.Porém será que para combatente o limite será o mesmo ( 51 anos). Em que nos poderemos respaldar? Grato !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A equivalência da função por todos serem, BM o motorista se especializa em operadores Vt, todos partem do Combatente!

      Excluir
  46. Essa prova que estar para abrir,ela vai abrir quando????
    Estou aguardando desde do ano passado,sera q ate setembro abre?E passando nessa prova entre os primeiros,quando que sera chamado para fazer os teste fisico????/E passando nos teste quando comecara o curso de formacao????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde o Edital! creio que será para breve o quadro de Sd esta quase inexistente c/ um clarão!

      Excluir
  47. Boa tarde!
    Queria saber como é a escala de serviço de um soldado combatente?

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde !

    Muitos candidatos estão receosos em " serem pegos de surpresa " pelo tão esperado edital no que tange à idade-limite para ingresso no quadro de SD. Combatente. Se voltarem a fixar novamente em 30 anos o limite? Será que será até 51 anos? Podem alegar que combatente tem que ter vigor físico e assim ser diferente do limite estabelecido para motorista ( que não precisa de tanto vigor). Todas essas dúvidas nos incomodam. VC acha que será grande a probabilidade de ser 51 anos? Gratos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve estudar e se preparar, no topo, para passar, seja la o que vier! Leia o ultimo edital e comece a estudar para valer! Uma vaga vai ser sua! abs!

      Excluir
  49. Olá, qual as funções de um soldado combatente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sd Combatente trabalha na prevenção e extinção de incêndio,e na segurança do Quartel, esse é o básico e vale para todos! Como ele é atividade fim, pode fazer os curso regulares, e trocar de atividade, pode fazer os curso de especialização! Veja no Site da DIGEI!http://www.dgei.cbmerj.rj.gov.br/, para melhor informação!
      Ainda pode trabalhar na atividade meio no serviço das seções no horário de expediente! è o trabalho de expediente do CBMERJ!

      Excluir
  50. Olá, quais exatamente são as funções exercidas por um soldado combatente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sd Combatente trabalha na prevenção e extinção de incêndio,e na segurança do Quartel, esse é o básico e vale para todos! Como ele é atividade fim, pode fazer os curso regulares, e trocar de atividade, pode fazer os curso de especialização! Veja no Site da DIGEI!http://www.dgei.cbmerj.rj.gov.br/, para melhor informação!

      Ainda pode trabalhar na atividade meio no serviço das seções no horário de expediente! É o trabalho de expediente do CBMERJ!

      Excluir
  51. Olá boa tarde !!!

    Gostaria, primeiramente, agradecê-lo, por esse espaço e por desenvolver um brilhante trabalho de apoio aos concursandos. Para finalizar e complementando uma pergunta anterior gostaria de saber por mera especulação qual a probabilidade de o concurso para combatente ser de até 51 anos para ingresso pois não valeria a pena estar focado nesse concurso se o limite for até 30. Dito isso, então, o que o SR. acha que deverá ser o limite? Muito obrigado pela atenção dispensada e fique com Deus !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto fala em 51!"os futuros candidatos também deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. A contratação se dará sob o regime estatutários" Ato da posse é quando se faz assinatura da posse! nas entrevistas o Comando fala em 51 anos justifica já que o tempo que da o direito a reserva remunerada é de 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade! Vc pode juntar o tempo de contribuição da vida Civil e militar tirado em outras forças!

      Excluir
  52. O texto fala em 51!"os futuros candidatos também deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. A contratação se dará sob o regime estatutários" Ato da posse é quando se faz assinatura da posse! nas entrevistas o Comando fala em 51 anos justifica já que o tempo que da o direito a reserva remunerada é de 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade! Vc pode juntar o tempo de contribuição da vida Civil e militar tirado em outras forças!

    ResponderExcluir
  53. Bom dia !

    Gostaria de saber, por favor, se o projeto de lei que amplia a aposentadoria aos membros do CBMERJ para 60 anos já foi aprovado e se já está em vigência. Muito obrigado e parabéns por esse excelente e digno trabalho !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto do executivo foi aprovado na ALERJ, não tenho a certeza de que foi sancionado pelo Governador, só ai vai passar a valer! Ele terminou tão somente com um tabela de idade Limite de permanência na ativa dentro das graduações e patente! Porém continua com o tempo de contribuição de 30 anos, que independe da idade! Exemplo vc faz 30 anos de serviço ( conta tempo INSS, de Bombeiros, outras forças Militares, Tempo fictício, que é o da licença a premio, tem direito a se aposentar, digo ou ir para reserva remunerada independente da idade que tiver a pedido seu, se tiver menos de 60 anos vc pode ficar e esperar uma melhoria etc! Se vc alcançar os 60 anos e não estiver os 30 de contribuição vai para reforma que é a reserva, na compulsória da idade limite de permanência na ativa! Vou explicar o que vem ser reserva e reformado nesse caso! Reserva remunerada antes de fazer 60 anos aonde todos são reformados, vc pode ser convocado em caso recepcional pelo CMT Geral! Reformado vc esta livre dessa "obrigação"! Eu coloquei em evidencia, Obrigação, porque se vc é BM nunca fica livre, pela vocação!

      Excluir

  54. Gostaria de saber qual o limite de idade para ingresso no CBMERJ no quadro de SD. COMBATENTE. Li na folha dirigida que seria até 51 anos conforme entrevistas feitas pela mesma a membros do Comando Superior mas sinceramente esse jornal não tem a mínima confiabilidade. Então qual seria o real limite para esse cargo, uma vez que não posso ter como parâmetro o concurso de 2012 haja vista que foi para SD. Motorista. Abraços e muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
  55. Olá !!! Por favor, gostaria de saber qual será o limite de idade para soldado combatente no próximo concurso !!! Agradeço desde já o valoroso auxílio.

    ResponderExcluir
  56. olá bom dia!

    Após o término do curso de formação de soldado combatente, como são escolhidos as cidades de designação dos recém-soldados?
    Tem alguma vantagem ser um dos primeiros no concurso aqui fora? tem alguma vantagem ser um dos primeiros no curso de formação? se tiver quais?

    obrigado desde já, excelente trabalho de vocês parabéns!

    ResponderExcluir
  57. Olá

    O que exatamente faz o soldado combatente?
    Mulheres exercem as mesmas atividades que homens?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sd Combatente trabalha na prevenção e instição de incêndio,e na segurança do Quartel, esse é o básico e vale para todos! Como ele é atividade fim, pode fazer os curso regulares, e trocar de atividade, pode fazer os curso de especialização! Veja no Site da DIGEI!http://www.dgei.cbmerj.rj.gov.br/, para melhor informação!

      Excluir
    2. Ainda pode trabalhar na atividade meio no serviço das seções no horário de expediente! è o trabalho de expediente do CBMERJ!

      Excluir
  58. Boa noite!
    Li no edital de motorista que i candidato nao pode ter pés planos. Isso é de fato um ponto eliminatório para o candidato? Se eu passar nas provas teórica e Fisica, corro o risco de nao entrar por causa dos pés planos?

    ResponderExcluir
  59. Bom Dia !!!

    Acabei de completar 35 anos. Poderei fazer a próxima prova para soldado combatente ? Obrigado !

    ResponderExcluir
  60. Pq comentários não mais estão sendo respondidos?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, estou estudando há algum tempo para este concurso, porém existe um "problema" que me aflige: tenho 1,55m. Isso é eliminatório, correto?

    Grata, Bia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa no grupo Sd Combatenete do FACE!
      Deborah Calamari
      Boa noite,alguém pode me ajudar??tenho 1,55 de altura posso fazer o concurso para soldado combatente???
      Curtir · · Seguir publicação · 17 de maio às 20:32 via celular
      Visualizado por 103
      Ver mais 3 comentários

      Leandro Jr Nascimento Pode sim, eu sou aluno do curso de formação de soldados motoristas 2013, na minha turma tem um bombeiro de 1,56 cm
      18 de maio às 09:10 via celular · Curtir

      Gui Silva Eu sei que para motoristas e saúde não tinha altura mínima. Para combatente é melhor verificar.

      Excluir
  62. CONCURSOS PARA O CORPO DE BOMBEIROS

    - Quando abrirá concurso para o Corpo de Bombeiros?

    A Diretoria Geral de Ensino e Instrução – DGEI – esclarece aos interessados que as informações pertinentes aos Concursos Externos do CBMERJ são de competência da Diretoria Geral de Pessoal – DGP – e as normas reguladoras dos processos seletivos são divulgadas através de EDITAL específico para cada Concurso. As dúvidas relativas aos concursos só poderão ser esclarecidas com certeza e segurança após a divulgação do referido EDITAL, já que é comum haver mudanças nos critérios e condições de um Concurso para o outro.
    Portanto, as condições de cada concurso só se definem com a publicação do EDITAL para o que não há data prevista até a presente data.

    Diretoria Geral de Pessoal – DGP
    Praça da República, 45 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Cep 20311-350
    Tel.: (21) 2333-2988 | 2333-2993

    - Quando ocorrerá o concurso para Soldado Bombeiro?

    Os interessados devem aguardar a divulgação do Edital do Concurso que será amplamente divulgado pelos Órgãos Competentes.

    ResponderExcluir
  63. Alguém poderia me informar se, após passar por todas as etapas, pelo curso de formação e se tornar soldado do corpo de bombeiros, é possível fazer um curso de nível superior? Eles dão essa possibilidade para que a pessoa possa continuar seus estudos superiores? Mesmo entrando no Corpo de bombeiros, tenho interesse em fazer medicina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É evidente que sim! No CBMERJ todos procuram incentivar os seus Militares a capacitação a busca do conhecimento conhecimento! Existe Faculdades que dão descontos aos BM! Boa Sorte, com muito estudo!

      Excluir
  64. Boa Tarde

    Gostaria de saber quais testes físicos são exigidos para
    mulheres? Mulheres precisam fazer barra e flexão?
    No caso de positivo para barra, seria barra estática?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa enviei para Elon Junior especialista em preparação física para concurso no CBMERJ e PMERJ dentre outras! Aguarde!

      Excluir
  65. Boa Tarde

    Sou soldado da FAB e pretendo ingressar no CBMERJ, o meu tempo de força irá contar caso eu passe na prova?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta como tempo de contribuição e para triênio e para mais tarde prestar concurso de oficial do quadro de vindo de praça,CHOAE que é com 16 anos sendo 1ºSGT! Boa sorte!

      Excluir
  66. boa tarde, gostaria de saber sobre a possibilidade de convocar mais aprovados do ultimo concurso de soldado motorista do cbmerj, aguardo resposta, grato.

    ResponderExcluir
  67. Acredito que sim que vira com o tempo nesses 4 anos prorrogáveis, porque a Corporação esta precisando de BM Sd. O de motorista ele usaram esse tempo e chamaram no final de 2012!

    ResponderExcluir
  68. engraçado agente que ta esperANDO COM NOTA ALTISSIMA 77,5 ELES NAO CHAMAM isso e tudo especulacao nao vai abri nao e so pra da dinheiro pra cursinhos

    ResponderExcluir
  69. Boa Tarde !!!

    Estão comentando que o concurso não irá sair. O que pode ser dito a respeito? E quanto ao limite de idade para combatente? Eu entrando com 35 anos consigo ir ao posto de oficial? Grato desde já e obrigado pelo excelente trabalho !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi respondida em outros comentários! A idade de ficar na ativa e de 60 anos, Vc tem 25 anos para chegar a oficial,com concurso interno e com 16 anos e sendo 1ºSGt com 2 anos na graduação vc pode fazer prova interna para oficial, ou ao entrar tem até 36 anos para fazer o vestibular para a Academia de Bombeiro Militar! Pode esperar e receber as promoção pelo tempo de 5 em 5 anos, e vc chegara até Subten! Só uma o espaço é para comentários e estou respondendo como passo! abs!

      Excluir
  70. Qual o melhor curso de formação para bombeiro combatente.

    até agora pesquisei 2.
    Curso Pla e Curso Degrau, alguém sabe qual o melhor???? ou indica outro?

    ResponderExcluir
  71. Tenho uma dúvida, não tenho CNH mas to tirando, se até lá eu não tiver o CNH em mãos e está ainda tirando, posso entrar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a habilitação vc pode concorrer a vaga, mas só ingressa se na fase da entrega de documentação vc estiver com a habilitação! Porém pode surgir algo novo é preciso ver o edital que ira defini! Existiu caso anteriores, em que o motorista fizeram o curso tiveram um tempo ate o final para entrega da habilitação, alguns não conseguiram e forma desligado não se formaram! Faz de pois pensa!

      Excluir
    2. Quando vai começar o Concurdo ? e depois das provas, quanto tempo para entregar os documentos?

      Excluir
  72. Alguém sabe me informar se o curso do Pla e degrau são bons na formação de bombeiro combatente?

    ResponderExcluir
  73. Minha pergunta de 10 de junho não foi respondida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi respondida em outros comentários! A idade de ficar na ativa e de 60 anos, Vc tem 25 anos para chegar a oficial,com concurso interno e com 16 anos e sendo 1ºSGt com 2 anos na graduação vc pode fazer prova interna para oficial, ou ao entrar tem até 36 anos para fazer o vestibular para a Academia de Bombeiro Militar! Pode esperar e receber as promoção pelo tempo de 5 em 5 anos, e vc chegara até Subten! Só uma o espaço é para comentários e estou respondendo como passo! abs!

      Excluir
  74. Boa Tarde

    Gostaria de saber qual o cargo mais alto que um soldado combatente pode chegar dentro da corporação, e qual o maior salário?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Vc pode chegar a patente de Major/BM do quadro de oficiais Administrativo e Especiais! Ou se vc estudar pode até 36 de Idade prestar concurso para academia de oficiais, e cursar por três anos e chegar a patente de Cel no quadro de Oficiais combatentes! O maior salário vai depender muito das suas funções!
      Creio que para BM o salário tem seu valor mas não é tudo! Boa Sorte! Uma pergunta porque a maioria posta no anonimato!

      Excluir
    2. Perdão mas eu tenho que falar, faz parte do Blog, falar no anonimato de um assunto desse não me parece um bom começo!

      Excluir
  75. Bom dia, possuo uma tatoo no ante braço "MÃE EU TE AMO" estou realizando as provas para oficial do bombeiro pela UERJ, posso ser eliminada? a tatuagem não e grande tem 7 cm de comprimento e 1 cm de altura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve de primeiro consultar o EDITAL! Porém se vc passar e isso for um problema, vc tem duas alternativa, retira-la ou acionar a justiça, por que na verdade existe vários BM com Tatuagem na ativa, liminar para o juiz decidir, ainda maiores e desproporcional que a sua! Boa sorte!

      Excluir
  76. Marcelo dos Santos Rosa

    Quando vai começar o Concurdo ? e depois das provas, quanto tempo para entregar os documentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos esperar o Edital que parece que vai ser breve segundo noticias!' O Bombeiro deve esta sempre preparado" Segue o caminho!

      Excluir
  77. Fabiano da Silva Vital19 de junho de 2013 às 06:09

    Bom dia! muito bom o blog, parabéns!
    Gostaria de saber sobre a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro segundo.
    Qual a graduação que se recebe ao término do curso?
    O curso inteiro é de regime de internato?
    Agradeço desde já, obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.academia.cbmerj.rj.gov.br/ da uma olhada no portal da academia vc mesmo!

      Aspirante isso por 6 meses de estagio nas OBM!depois sai Ten! Semi Internato!

      Excluir

  78. http://www.academia.cbmerj.rj.gov.br/ da uma olhada no portal da academia vc mesmo!

    Aspirante isso por 6 meses de estagio nas OBM!depois sai Ten! Semi Internato!

    ResponderExcluir
  79. Suely Braga Barroso de Freitas21 de junho de 2013 às 07:56

    Boa Tarde

    Se abrir concurso para o Estado do Rio eu posso escolher a cidade onde quero trabalhar ou tenho que ir para onde me enviarem sem direito de escolha?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Geralmente no Editais atuais vem exibindo as necessidades da Corporação dentre elas os locais mais prováveis! Porém te aconselho quando cursar se esmere para estar entre os mais bem colocados entre os 10 Primeiros ai vc terá uma oportunidade melhor para escolher!No CBMERJ eles valorizam os seus desempenho no curso! Boa sorte e estudos!

      Excluir
  80. olá amigo , gostaria de saber qual a pontuação mínima para eu ser aprovado na prova objetiva para soldado combatente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é impossível de saber vai depender das outras nora vc tem que tirar acima de 5,00 e passar ai a classificação é com a media dos outros! mais tenho ouvido que as médias para classificar pode ser acima de 8,00! Estude muito e bota fé!

      Excluir
  81. tenho 36 anos. to estudado ed fisica to ancioso porese edital tenho fér que passo.

    ResponderExcluir
  82. Gostaria de saber se para soldado combatente é exigido natação?

    ResponderExcluir
  83. Vou fazer uma nova Postagem para esclarecer duvidas ! alias vou dar o caminho ai vc poderão saber com quem realmente pode ajudar!

    ResponderExcluir
  84. boa tarde! poderia me informar se ainda posso participar do concurso. no momento nao tenho carteira de motorista e to iniciando o processo. grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certame ainda não se deu, o edital precisa sair para vc ver ser da tempo de estar Habilitado! vc pode se escrever e participar por que vamos que vc só alcance para 2º chamada o concurso é valido para 2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos! No edital haverá um prazo para entrega dos Doc! Boa sorte!

      Excluir
  85. Respostas
    1. Esse edital tem a patologias, copia e cola, esta no finalzinho!
      http://www.pciconcursos.com.br/concurso/corpo-de-bombeiros-rj-2991-vagas

      Excluir
  86. com base no concurso de 2008 para combatente, qual foi a nota mínima dos aprovados para a segunda etapa? obrigado

    ResponderExcluir
  87. olá, gostaria de saber se é necessário possuir habilitação pois não tenho..

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  88. Boa Noite! meu nome é Alex e desejo realizar o exame para a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II e no edital não consta limite de idade. Em qual legislação posso confirmar que há o limite de idade de 36 anos ou não há mais esse limite. Grato

    ResponderExcluir
  89. http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/concursos/noticias-BombeirosRJ-2012-Motoristas-100-vagas-2000003715142

    Procure aqui estão a lista doa aprovados 2008!

    ResponderExcluir
  90. gostaria de saber se para ser um artificie mecanico dos bombeiros e obrigatorio ter experiencia ou pode ter apenas o curso de mecanica que ai la eles dao o treinamento?

    ResponderExcluir
  91. bom dia a todos peço por favor que qualquer informaçao nova sobre esse concurso que publique pois irei junto a voces realizar um sonho de entrar nessa corporaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei o que puder dentro dos meus limites! veja la encima no começo os telefones e as paginas para informação! Esse é o melhor caminho! Bota Fé!

      Excluir
  92. papo de bombeiro por acaso sabe qual e a organizadora desse concurso que vai abrir do bombeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique ligado, o edital dirá! La encima postei nos comentários o caminho para essas informações, não tenha preguiça e leia tudo vc vai encontrar! O BM precisa ter Percepção e procurar o melhor caminho não mais fácil,para cumprir as missões! boa sorte!

      Excluir
    2. ha! tem todos os telefones e acesso pela internet!
      Bota Fé!

      Excluir
  93. gostaria de saber se para ser um artificie mecanico dos bombeiros é necessario ter experiencia ou basta ter o curso profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois é preciso ter um diploma reconhecido e saber da profissão ! Será feita uma Prova pratica e geralmente tem peso maior, diferenciado!

      Excluir
  94. Bom dia !!! Agradeço desde já pela atenção dispensada e gostaria de obter a informação quanto ao limite de idade para ingresso no CBMERJ. Seria qual para combatente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja de 36 anos por causa da natureza da função mas esperemos o Edital!

      Excluir


  95. Não foi dito que o limite seria de 50 anos como agora está sendo ventilado 36 ? Em 2008 foi 50 anos e parece que o comandante disse que seria mantido 50 anos em entrevista à FD. Alguém confirma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa esperar o Edital! Da uma olhada nas respostas dessa postagem e liga para os locais que te darão informação!

      Excluir
  96. Olá boa noite. Queria saber aonde poderia encontrar a apostila de técnico de enfermagem do último concurso em 2008. Preciso muuuito. Por favor me ajude. Se puder, é claro. Deus ti abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://ziggi.uol.com.br/tag/baixar-gratis-apostila-concurso-enfermagem Esse é um caminho, outro vc deve ver as ultimas provas para se familiarizar com a matéria!
      http://www.pciconcursos.com.br/provas/tecnico-de-enfermagem
      Bota Fé!

      Excluir
  97. QUANDO SERÁ A PROVA DO BOMBEIRO E QUAL SERÁ A IDADE LIMITE JA QUE TENHO 32 ANOS E FUI FE NO EXERCITO DURANTE 8 ANOS.

    ResponderExcluir
  98. OLÁ BOM DIA. VC PODERIA ME DIZER ATÉ QUANTOS ANOS A MULHER PODE INGRESSAR NO BOMBEIRO (TENHO 35). E SOBRE O CONCURSO DE TÉC DE ENFERMAGEM,SABE SE HAVERÁ ALGUM.

    ResponderExcluir
  99. Olá tudo bom? Gostaria muito de fazer a prova para bombeiros, fiz o primeiro exame da uerj e passei, fiquei sabendo que tem como colocar a opção para a academia, li o edital e não encontrei falando sobre altura, você sabe me dizer se tem algum limite de altura para as mulheres? Eu tenho apenas 1, 55m...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.cbmerj.rj.gov.br/docs_concurso/Concursos%20para%20Pracas/001_Edital_Soldado_Cabo.pdf

      Nesse edital fala em 1,60 mas vc não esta impedida de fazer a prova e questionar! mais aguarde o novo edital cada um tem uma particularidade! Boa sorte!

      Excluir
  100. Bom dia!
    Caros amigos Bombeiros e afins, gostaria de fazer esse concurso que está para abrir, mas gostaria de tirar algumas dúvidas:
    -Qual o tempo de duração do curso?
    -Durante o curso ficamos em internato?
    -Qual o salário que recebemos durante o curso?
    -após fazermos parte do corpo de bombeiros, podemos pedir baixa quando quisermos?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia,tenho umas dúvidas e gostaria que os amigos respondessem:
    -qual o tempo de duração do curso?
    -qual o salário durante o curso?
    -o curso é em internato?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.