sábado, 27 de abril de 2013

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio formou ontem a primeira turma do curso de especialização de Salvamento em Desastres

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio formou ontem a primeira turma do curso de especialização de Salvamento em Desastres, no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Trinta e cinco militares fluminenses passaram por três meses de aulas e atuaram nos trabalhos de resgates no município de Petrópolis, depois das chuvas em março. A capacitação foi viabilizada através de um intercâmbio com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O comandante do GBS, tenente-coronel José Albucacys, afirmou que a formação integra a corporação a protocolos internacionais de salvamento. - No curso, foram ministradas técnicas utilizadas por todos os corpos de bombeiros que são referências no mundo inteiro em termos de socorristas em desabamentos, soterramentos, enchentes e inundações. Juntamos tudo em uma especialização para preparar os nossos homens - explicou o tenente-coronel. O secretário de Defesa Civil e comandante dos Bombeiros, coronel Sérgio Simões, destacou a importância das capacitações para a atuação dos militares nas ocorrências. - No meio do curso nos deparamos com as chuvas de Petrópolis e todos os alunos foram para a cidade. Acredito que fizemos a operação mais organizada da qual já participei - afirmou o comandante. Técnicas aperfeiçoadas Para marcar o fim do curso, os bombeiros fizeram simulações de regastes em diversas situações, como desabamentos e escorregamento de encostas. Técnica de Enfermagem, a cabo Amorita Ávila, de 33 anos, concluiu a especialização e está preparada para atuar diretamente nos salvamentos. - O curso foi extremamente proveitoso para aperfeiçoar as nossas técnicas e fazer um atendimento mais especializado à população. Já participei de um resgate em um soterramento no Rio, mas estava na ambulância. Agora, com a capacitação, vou atuar mais à frente - disse a cabo. /// Reynoso Silva Cidadão Bombeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.