segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Defesa Civil e Meio Ambiente.




O candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV), afirmou nesta quinta-feira (26) que, se eleito, vai separar a Defesa Civil da Secretaria Estadual de Saúde, modelo que foi implantado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), que concorre à reeleição, no início de sua gesão, em 2007.
O candidato verde propõe que o órgão seja orientado a capacitar moradores do Rio para lidar com tragédias ambientais e diz que, para isso, a Defesa Civil não pode estar subordinada à Secretaria de Saúde.

“Os desastres ambientais virão de qualquer maneira, mesmo se chegarmos a um acordo (sobre meio ambiente)”, ponderou. “Por maior que seja, a Defesa Civil nunca vai dar conta de um trabalho sozinha, você tem organizar as pessoas nos seus bairros, é preciso que elas saibam para onde ir quando perderem suas casas”, disse o verde.

Segundo Gabeira, além de treinar moradores em cada bairro, de acordo com as possibilidades de riscos das áreas em que vivem, é preciso também identificar pessoas com dificuldade de locomoção para que existam planos de emergência que garantam a remoção imediata de quem precisa.

Gabeira esteve reunido com o deputado europeu Daniel Cohn-Bendit, líder estudantil do movimento Maio de 1968, em Paris, e que atualmente co-preside a organização parlamentar Grupo dos Verdes/ Aliança Livre Européia. Juntos, os dois classificaram de fracasso o encontro de Copenhague (COP 15), realizado em dezembro do ano passado, na Dinamarca, e defenderam políticas que contemplem o meio ambiente como forma de administrar catástrofes ambientais.

Papodobomba:
A nossa Secretaria poderia ser a da Defesa Civil e do Meio Ambiente, estando a frente um secretário BM. Essa idéia foi cogitada pelo então candidato a Governador do Estado Cesar Maia falando aos BM's no Clube de Guadalupe no RJ.
Os recursos Internacionais chegariam e seriam bem vindos segundo Cesar Maia.
Tem tudo haver.

Reynoso Silva Cidadão Bombeiro.

3 comentários:

  1. É uma boa proposta de Gabeira que será bem aproveitada por Cabral. Afinal Cabral está na frente rumo a reeleição.

    ResponderExcluir
  2. Será que vai ser aproveitada, espero que você tenha razão. Porque a proposta é conjunta, esta na idéia de Gabeira e Cesar Maia e na nossa preferência.
    Não sou contra a parceria CBMERJ e Saúde,nem tenho como questionar esse mérito, até por falta de conhecimento, nem tão pouco sou corporativista, só acho que a Defesa Civil e a Ecologia e uma pasta que seria muito bem administrada pelo CBMERJ. autonomia para o Cbmerj.

    ResponderExcluir
  3. Quando digo ecologia digo Meio Ambiente.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.