quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Crianças das UPPS se divertem em festa no Maracanã JORNAL O DIA (online)



Rio - Alegria foi o clima predominante na festa em comemoração ao Dia das Crianças, para as comunidades pacificadas, que aconteceu nesta terça-feira, no Complexo Esportivo do Maracanã. A iniciativa das secretarias de Segurança e de Turismo, Esporte e Lazer, e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através do Comando de Polícia Pacificadora (CPP), contou com diversas atrações e reuniu cerca de quatro mil crianças, que contaram com ônibus especiais para levá-las ao estádio.
Dentre as atrações havia um parque de brinquedos infláveis - tobogã, pula-pula, cama elástica e piscina de bola -, oficinas de arte de pintura facial, balões manipuláveis e recreação livre com cerca de 60 monitores. Entre uma brincadeira e outra, os pequenos curtiram as apresentações dos palhaços Patati-Patatá, dos integrantes da escola de samba mirim Filhos da Águia, da Portela; além da muita música.

Segundo o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Robson Rodrigues, esta festa é uma das estratégias das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). "O comando das UPPs acredita que a interferência ruim pode ser transformada com qualidade de vida. Os moradores das comunidades retribuem com carinho, atitudes pacíficas. É uma estratégia de prevenção à violência, de médio e longo prazo", explicou o coronel.

Pacificadora do Santa Marta, a major Pricilla não tem dúvida de que a realização desta festa foi possível porque os moradores das comunidades demonstraram confiança nas UPPs ao liberarem seus filhos para o evento. Para a criançada, o desejo de que eventos como este se realizem todo ano foi unânime. Taisa Nunes, de 11 anos, moradora do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, disse que este Dia das Crianças foi especial. O mesmo sentimento de Gabriel Loran, também de 11 anos, morador do Chapéu Mangueira, que explicou estar gostando das atividades porque nunca teve uma festa como esta em sua comunidade.

Dona Dirce Helena de Araújo, da UPP do Turano, foi com os três filhos ao evento. "Agora, no Turano, as crianças podem brincar livremente, sem medo. Hoje, aqui, as crianças estão se divertindo muito, correndo, se sujando, na maior bagunça".

A atriz Fernanda Souza, que apresentou a primeira parte do evento, agradeceu a oportunidade de participar da festa. "Trazer alegria para essas crianças é um presente para mim. Toda criança tem direito a um dia como este", concluiu.

O encerramento da festa será por volta das 17h, com show do grupo de samba e pagode Pique Novo. Andaraí, Babilônia/Chapéu-Mangueira, Batam, Borel, Cidade de Deus, Formiga, Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, Providência, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Turano são as 12 comunidades já pacificadas

Segue os exemplos positivo nas OPP's.

Reynoso Silva Cidadão Bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.