segunda-feira, 20 de junho de 2011

Que disse que BM só apaga fogo! Programa da SEDEC para prevenção de desastres chega ao Sul Fluminense






Programa da SEDEC para prevenção de desastres chega ao Sul Fluminense

O Programa Permanente de Capacitação Interna - PPCI desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Defesa Civil - ITDEC, órgão da estrutura da SUOP, capacitou para a prevenção de desastres, no dia 15/06, as 17 secretarias e coordenadorias de Defesa Civil das Prefeituras do Sul Fluminense. Fazem parte da região os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda, que sediou o evento no auditório do Sindicato do Comércio, através da REDEC III.

Além da abordagem aos assuntos relacionados à prevenção de desastres e ao combate à dengue nos municípios, foi elaborado durante o encontro um cronograma de visita a todas as Defesas Civis do Sul Fluminense, onde os secretários e coordenadores municipais poderão, em conjunto e sob a orientação da SEDEC, conhecer as dificuldades e as boas práticas de Defesa Civil que estão sendo desenvolvidas na região. “Nesses encontros também estaremos identificando e hierarquizando com as COMDECs e REDECs as principais ameaças de desastre a fim de elaborarmos o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado” - afirmou o Ten Cel Paulo Renato, diretor do ITDEC.

“Daremos continuidade às atividades do PPCI porque entendemos que esse é o caminho: o Estado se fazendo presente nos municípios. Estamos trabalhando duro no período de normalidade para otimizar as ações de resposta”, afirmou o Cel Luís Guilherme, novo superintendente operacional da SUOP.

O Subsecretário de Estado da Defesa Civil, Cel Jerri Andrade Pires, reforça a importância do programa: “Em 3 meses já capacitamos 149 Oficiais do CBMERJ e 53 municípios para a prevenção de desastres. Até o início de julho atingiremos 100% das Prefeituras. No 2° semestre, seguindo o planejamento do ITDEC, teremos um módulo de Defesa Civil específico para as praças, aplicado durante a instrução da tropa em todos os quartéis da Corporação”.

As 12 Defesas Civis das Prefeituras da Baixada Fluminense serão as próximas a receberem o programa PPCI para prevenção de desastres. O evento ocorrerá no dia 22 de junho, em Nova Iguaçu.

O coordenador da REDEC III, Cel Márcio Silva, recebeu os secretários e coordenadores municipais de Defesa Civil, além dos responsáveis pelo controle da dengue, das Prefeituras do Sul Fluminense.


(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social SEDEC/CBMERJ em parceria com a SUOP
Segue o exemplo positivo no Instituto Tecnológico de Defesa Civil - ITDEC/SEDEC

Reynoso Silva Cidadão Bombeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.