quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mensagem do Comandante - 02 de Fevereiro de 2012




Mensagem do Comandante - 02 de Fevereiro de 2012

Qui, 02 de Fevereiro de 2012 17:17
Senhores e Senhoras Oficiais e Praças,

Uma sucessão de eventos têm colocado à prova a capacidade de resposta de nossa Corporação. Apesar de todos os nossos esforços e presteza de nossos atendimentos, ainda somos questionados por eventual demora no tempo-resposta aos acidentes de maior gravidade. Logo, o pronto atendimento, a sensibilidade e o compromisso com o bem estar da população constituem o capital corporativo que há mais de 150 anos nos credencia como a Instituição de maior credibilidade deste Estado. O capital corporativo a que me refiro é intangível e, ao que parece, desimportante para os que irresponsavelmente concitam à greve.

Propor uma greve de serviços essenciais em qualquer setor de atividade é uma agressão inominável à população. Greve de Bombeiros-Militares é leviana, covarde, inaceitável. Greve numa instituição Bombeiro-Militar é crime capitulado no Código Penal Militar e, na condição de Comandante, tenho o dever de alertar, orientar, esclarecer que as consequências deste ato nos levarão inevitavelmente a um impasse de graves consequências, o que,evidentemente, não é o nosso desejo.

Temos dificuldades, disso sabemos. Para enfrentar estas dificuldades nos valemos da necessária coragem moral, para contrapor ideias, buscar soluções, defender os nossos direitos, em todas as instâncias do governo. Disso, todos podem ter certeza.

Hoje, temos a convicção de que o conjunto de ações administrativas recentemente implantadas, dentre as quais destaco a redução de interstícios para a promoção de praças, associada a antecipação das parcelas de reajuste previstas para os meses de fevereiro de 2012/2013 e outubro de 2013 nos colocam verdadeiramente numa escalada de recomposição salarial que já nos possibilita, em curto prazo, atingir um bom nível de vencimentos.

Para 2014, novas perspectivas se descortinam face a determinação do Governador Sérgio Cabral de que as forças de segurança lhe apresentem uma proposta de reajustes continuados que estabeleça um padrão de vencimentos para a nossa classe. Estamos no melhor momento de todo esse processo, momento em que os gestores da Segurança Pública e da Defesa Civil ocupam o papel de protagonistas na defesa dos interesses de suas instituições. Definitivamente não é momento de sermos manipulados por uma rede de interesses em que vale tudo para consolidar candidaturas e o que menos importa é a solução de nossos problemas.


Sérgio SIMÕES - Cel BM
Secretário de Estado da Defesa Civil e
Comandante Geral do CBMERJ

Fé e Razão

Reynoso Silva Cidadão Bombeiro

5 comentários:

  1. Achei bonita a fala do Cel Simões, porém não condiz com as reivindicações dos praças que há 7 meses vem cobrando maior responsabilidade por parte do estado com relação as suas necessidades.

    O Cel Simões se esquece que tanto Bombeiros e Policiais Militares ao longo dos anos tiveram grandes perdas salariais.

    Outro fator importante é que sempre os Oficiais tiveram privilégios em detrimento de seus envolvimentos com a política desenvolvida nos últimos anos no Estado pelos governantes.

    E não podemos nos esquecer que sempre os praças foram utilizados como figuras descartáveis. Porém sr. Comandante vivemos em outra época em que a Constituição é outra e os desmandos por parte da maioria dos Comandantes estão sendo revelados e o período da escravidão está por acabar.

    Compreendemos a sua posição em defesa de seus interesses e de sua categoria disfarçados de bom moço e salvador da pátria, mas saiba que a tropa não é mais boba.

    Seria maios sensato e heróico o senhor abraçar a causa dos praças defendendo-os até com a perda de seu cargo, pois o bom comandante quando o navio afunda é o último a sair dele.

    Com todo respeito a sua pessoa mas o seu posicionamento político (e por que não dizer partidário) a mim não convence e possívelmente a todos que necessitam de dignidade.

    ResponderExcluir
  2. CEL SIMÕES, PELO AMOR DE DEUS, NÃO ME VENHA COM ESTAS FRASES DE EFEITO NOVAMENTE, POIS JÁ ESTÁ ENCHENDO O SACO. NÃO NOS VENHA COM ESTA CONVERSA QUE SÃO PESSOAS QUERENDO FAZER POLÍTICA, CHEGA CORONEL. 2014, CEL, SÓ A DEUS PERTENCE; VIVA O SENHOR COM UM SALÁRIO DE 1.100,00, FALAR COM O QUE O SENHOR GANHA É MOLE. CEL, NEM UM PASSO DAREMOS ATRÁS!!! DIA 10/02 ESTAREMOS MARCANDO A HISTÓRIA DO RIO.

    ResponderExcluir
  3. Srº comandante, com todo respeito, nós também não queremos GREVE, porém precisamos de dignidade e respeito do governo, que só sabe dizer que somos vândalos e irresponsáveis. não somos irresponsáveis, somos desesperados e desesperançados por nossos governantes. Promessas são muitas, ações poucas. Pergunto ao Srº se puder responder, quantas noites o senhor passa fora de casa por estar atrás do volante de um taxi, em uma brigada, em uma segurança ou servindo messas como garçom. passo mais de 20 noites do mes fora de casa, meus filhos estudam em escolas publicas em local de risco a segurança e não vão para o COPADOR quando adoecem. Eles tem que ir a UPA como todo cidadão da minha cidade. Me perdoe, mas não ganho gratificações gordas, preciso de salário decente.
    Não sou manipulado, mas conheço a minha realidade. Se o senhor passar a conhecer a realidade de cada um de seus subordinados, verá que o que pedimos é muito pouco, reconheço o seu esforço.Deus nos abençoe e ao senhor tambem.
    CB BM LISBÔA

    ResponderExcluir
  4. SENHOR,SÉRGIO SIMÕES,ENTENDO O SEU LADO MAS É NECESSÁRIO QUE ENTENDAMOS AS NECESSIDADES DESSES VERDADEIROS HERÓIS. POIS QUEM ARRISCA A PRÓPRIA VIDA E TEM OS SALARIOS QUE ELES TEM... CRIME,SENHOR CMT,É O QUE ESSE GOVERNADOR ESTÁ FAZENDO COM ESSES TRABALHADORES E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS. OMISSÃO DE SOCORRO É CRIME,TODOS SÃO SABEDORES,MAS ESSES TRABALHADORES NECESSITAM DE DIGNIDADE SALARIAL PARA PODER DAR À POPULAÇÃO UM ATENDIMENTO EFICAZ. NA VIDA,AS VEZES É NECESSÁRIO O CAOS PARA QUE PROVIDÊNCIAS SEJAM TOMADAS,INFELIZMENTE...

    ResponderExcluir
  5. VEJO MOMENTOS DIFÍCEIS PARA TODOS NÓS, MAIS AINDA ACREDITO NO BOM SENSO!

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.