quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TESTE FÍSICO ALTERNATIVO NO CBMERJ ELON JUNIOR*

Olá companheiros de farda, peço permissão a todos, para mudar o conteúdo do texto de hoje (14), pois tinha prometido no primeiro artigo (http://papodebombeiros.blogspot.com.br/2013/09/venha-com-o-bm-e-professor-elon-junior.html), publicado em 18 Set 13 neste canal, que falaria sobre teste de esforço para iniciarmos a programação de treinos, mas devido a publicação contida no Boletim da SEDEC /CBMERJ No 190, de 11 de outubro de 2013, fl 9208, onde foi instituído em caráter experimental o teste físico alternativo na instituição, me obriga a comentar sobre tal publicação.
Antes de mais nada é de suma importância parabenizar o secretário de Estado da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, senhor coronel Sérgio Simões pela iniciativa, haja vista, tal decisão beneficiará diversos companheiros que estão deixando de se habilitar em cursos e consequentemente as respectivas promoções. O TAF alternativo, além da regular diversos entrave administrativo pelo impedimento da realização do teste de aptidão física, os índices de reprovação diminuirá consideravelmente, pois a maioria dos bombeiros que se encontram nestas situação, apresentam restrições médicas. Entretanto alerto aos militares que se encontram nesta situação, que os testes alternativos não serão "molezinha". O Centro de Educação Física e Desportos do CBMERJ, órgão competente para apresentar os testes e índices de desempenho, até pelo pouco tempo (15 dias) que terá para fazê-lo, seguirá padrões estabelecidos por órgão reguladores a prática de atividade física. Desta mesma forma, alerto aos demais militares, que também se preocupem e iniciem seus treinos, pois nosso teste físico atual tem tido alto índice de reprovação. Imaginemos que mudem o sistema de avaliação atual, o que é no meu ponto de vista técnico é muito pertinente. Lembro e comunico a todos, que para o ano de 2014 constam mudanças no TAF de ingresso na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II - ABMDPII. Mediante ao exposto, continua ainda a necessidade de um treinamento físico antecipado e específico, porém o mais importante para o grupo que se enquadrará nestes requisitos é que tenha sempre um profissional de educação física lhe assistindo, para que evolua somente seu nível de condicionamento físico e não a gravidade da sua patologia e/ou estado. Por último, sugiro um programa de treinamento físico específico na nossa corporação, não só para os militares que tenham alguma restrição médica, mas para todos aqueles que precisarão ser submetido ao Teste de Aptidão Física - TAF. Repito que atualmente sirvo no 24º GBM - IRAJÁ e estou a disposição dos senhores para falarmos sobre o tema. Agora sim, no próximo texto falarei sobre teste de esforço submáximo, para aferirmos seu condicionamento e a partir daí, iniciar uma programa de treinamento rumo a sua aprovação no TESTE FÍSICO. *ELON JUNIOR é subtenente do CBMERJ, Coach Físico para Concursos, palestrante e autor do livro “Preparação Física para Concursos” – www.efisica.com.br
Fé e Razão Reynoso Silva Cidadão Bombeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.