sábado, 15 de março de 2014

Corpo de Bombeiros comemora 30 anos da Primeira Turma do Curso de Salvamento no Mar!

Corpo de Bombeiros comemora 30 anos da primeira turma do curso de Salvamento no Mar Evento reuniu alunos formandos da primeira turma de guarda-vidas O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizou, na terça-feira (11.03), uma homenagem aos quase 60 militares e três policiais civis pelos 30 anos de formação da primeira turma do curso de Salvamento no Mar. A cerimônia foi realizada no Centro Histórico do Cultural (CHC) do Quartel do Comando Geral e contou com a participação do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, bem como de oficiais e praças das unidades operacionais e administrativas da corporação. Na oportunidade, os guarda-vidas foram condecorados com as Medalhas “Ordem do Mérito Bombeiro Militar“ e “Mérito Avante Bombeiro“. Estas comendas são instituídas aos civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham distinguido a corporação com ações que venham a gerar benefícios consideráveis ao seu patrimônio, a sua tropa ou, ainda, à comunidade, por ato próprio ou no desempenho de função. Durante o evento, o comandante-geral ressaltou a importância da cerimônia como ferramenta de reconhecimento do empenho de cada um dos guarda-vidas durante suas carreiras. - Esse encontro representa um pequeno simbolismo diante do legado que os senhores deixaram para nossa instituição. Assim, tenho a honra e o orgulho de proporcionar à primeira turma de guarda-vidas esta singela homenagem. É uma maneira de reconhecer, agradecer e demonstrar o carinho e o afeto aos companheiros que dedicaram uma vida inteira ao Corpo de Bombeiros. Parabéns e muito obrigado! – indagou o coronel Sérgio Simões.
CelBM RR Marcos Silva!
Eramos todos Jovens, enfrentando uma pauleira, o novo, tiramos serviço na orla como alunos pela necessidade premente! Inclusive eu sai uma semana antes de terminar, após uma conversa com o sub Cmt do curso a época Cap Marco Silva, que me aconselhou, como profissionais pleno tínhamos nossa escolhas, problemas, estava estudando, e a minha direção era para o serviço de salvamento e combate a incêndio, mesmo sendo eu criado em uma colonia de pesca e nadava bem! A turma que ficasse teria que se dar 24 hs era tudo ou nada! O Cmt do curso estipulou uma punição para quem saísse, mais o Cmt do GEMAR não deixou,foi assim comigo! Lembro que muitos em pouco tempo, alguns GV deram entrada no HCAP por estafa! Guerreiros sem duvida mais a população precisava dessa tempera dos BM! Parabéns, Vc fizeram muito mais que a diferença e são merecedores da mais alta honraria do CBMERJ! Observando que essa turma Alem de assumir a orla, deu inicio a capacitação dos GV do CBMERJ! Fé e Razão Reynoso Silva Cidadão Bombeiro!

2 comentários:

  1. Na minha opinião a pessoa que mais contribuiu para que o CBMERJ assumisse o salvamento na praia não compareceu a esse evento; O Coronel Newton de Barros Junior que com seu saber ilibado e sua perseverança, honradez, instrutor que até hoje não houve igual na preparação dos Guardas Vidas, que lutou bravamente contra tudo e contra todos para que se levasse adiante essa empreitada.
    Lembro que quando o Bombeiro assumiu o Gmar, e ao entrar nas dependência do Gmar copacabana, tudo estava de pernas para o alto, isto é, tudo quebrado. Tivemos de reconstruir tudo para que odessemos atuar. E naquele tempo, não se folgava no verão pois não tinha contingentes para repor. O Cel com todo empenho que lhe é peculiar e pulso firme impulsionou os GVs de tal forma que vibravam a cada salvamento que faziam. Quantas vezes só ficava o cozinheiro no quartel pois devido aos inúmeros salvamentos que na época, sem muito material disponível, tinha que ser no braço mesmo. A camisa do GV era sagrada pois só quem tinha direito de vesti-la era quem tinha o curso de guarda vida, nem quem trabalhava no quartel tinha direito de usar o manto sagrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo em parte com vc! Eu lembro que ele Chegava junto nas instrução, e também adorava prender BM E GV! Lembro de GV ficar na praia mesmo com chuva e frio, operação presença!

      Excluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.