quarta-feira, 30 de março de 2011

Almoço do comandante do 11º GBM – Vila Isabel com o reitor da UERJ



No dia 22 de Março de 2011 o Sr. Ricardo Vieiralves de Castro, Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, recebeu às 12:30h no Campus Maracanã para um almoço o Sr. Ten-Cel BM Miguel Ângelo de Mattos da Silva, Comandante do 11º Grupamento de Bombeiro Militar de Vila Isabel. Durante o encontro, foram discutidos assuntos pertinentes às duas instituições e a responsabilidade social que as norteia dentro do quadro civil. Debateu-se sobre os Desastres Naturais que vem assolando toda a população Brasileira, sobre as políticas públicas adotadas atualmente e a necessidade de resgatar o laço de parceria entre o CBMERJ e a UERJ.

Como fruto deste debate, nasceu a necessidade das instituições se aproximarem no âmbito social e operacional, como por exemplo, a sugestão de criação do “Brigadista Comunitário” nas comunidades mais próximas. Tal projeto consistiria em formar multiplicadores de conhecimento na área de Prevenção de Acidentes e Combate a Incêndio, dentro das comunidades carentes localizadas na área da Grande Tijuca e bairros adjacentes. Esta idéia, contaria com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Vila Isabel (que teria a responsabilidade de ensinar e treinar as pessoas voluntárias) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (que ficaria encarregada de dar todo o aporte estrutural, cedendo as suas salas de aula, laboratórios, auditórios e professores para incrementar a parte intelectual dos participantes).

Durante a conversa a Professora Maria Cristina Paixão Maioli, Vice Reitora da UERJ, expôs o trabalho que vem desempenhando com os seguranças da UERJ, para prevenir o suicídio de alguns alunos dentro do Campus Maracanã. Diante deste estudo, o Sr. Miguel Ângelo de Mattos da Silva, Comandante do 11º Grupamento de Bombeiro Militar de Vila Isabel formalizou o convite de apresentar esse trabalho da Vice Reitora para todos os Oficiais do 11º GBM – Vila Isabel, através de uma instrução com a participação da Professora Maria Cristina, que prontamente foi aceito.

Depois de muita conversa, ficou claro que as duas instituições têm muito a aprender uma com a outra e essa parceria contribuirá para formação de cidadãos mais responsáveis e compromissados com o rumo da Sociedade Moderna.

É mister saber que as instituições Corpo de Bombeiros e UERJ formaram parceria em um passado não muito distante, pois os cursos de CSA e CSC, tão importantes para a formação dos oficiais, eram chancelados pela UERJ como cursos de Pós-graduação (“latus census”). A volta dessa chancela para os cursos no âmbito do CBMERJ é uma proposta positiva para a Corporação.

Outras parcerias seriam interessantes como: a utilização dos laboratórios da UERJ pela Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II para fundamentar os conhecimentos ministrados em sala de aula; a criação de um sistema diferenciado de admissão para os Oficiais do Corpo de Bombeiros entrarem nos Cursos oferecidos pela UERJ; o apoio ao DGDEC nas áreas de geoprocessamento para estudos dos desastres naturais que atingem o Estado; contribuição com a UERJ fornecendo dados específicos para que alimentassem linhas de pesquisas desenvolvidas nos cursos de pós-graduação daquela universidade, e, porque não, a criação de linhas de pesquisas com pesquisadores extraídos dos quadros do CBMERJ, principalmente para os oficiais da reserva que pudessem contribuir nesta área.

Enfim, foi uma rara oportunidade em que dois órgãos estaduais tão intimamente ligados à sociedade civil pudessem idealizar ações de melhoria na segurança e na cidadania de contribuintes que estão ávidos por um serviço público mais efetivo.

http://www.cbmerj.rj.gov.br
(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social / SUBSEDEC, com a colaboração do 11º GBM.



(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social / SUBSEDEC,
com a colaboração do 11º GBM.

Os Bombeiros Civis Voluntário. Este será um grande
projeto acrescento a ele Noções de Defesa Civil .
Segue o exemplo positivo no CBMERJ/ 11ºGBM

Fé e Razão Reynoso Silva Cidadão Bombeiro.

Um comentário:

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.